Bom dia pessoal! Já aviso que o post de hoje está longo! É um tanto quanto difícil escrever pouco sobre gênios como este. A inspiração em pessoa para os empreendedores (e todo o resto da humanidade) de plantão.

"EU GOSTO DO IMPOSSÍVEL, PORQUE LÁ A CONCORRÊNCIA É MENOR."

Estamos em 1920. Walter é um jovem ilustrador e empreendedor de Chicago que tem os sonhos do tamanho do mundo. Mas isso não basta. Num período de três anos abriu e decretou falência a duas empresas diferentes relacionadas a ilustração e animação. Derrotado? Incompetente? Sonhador? Tente novamente.

"PARA COMEÇAR, PARE DE FALAR E COMECE A FAZER."

Walt descobriu cedo as duas principais paixões que norteariam toda a trajetória de sua vida. Aos 4 anos de idade, deixou sua cidade natal Chicago aonde nasceu em dezembro de 1901, rumo a Marceline com sua família. Ali, descobriu a vocação para desenhar com um vizinho, que começou a pagar ao jovem aprendiz para que desenhasse seu cavalo Rupert. A mesma cidade era rota de uma ferrovia, onde o garoto encostava as orelhas nos trilhos para antecipar a chegada do trem à cidade, o que plantou a primeira semente de sua conhecida fixação por este veículo.

A família Disney voltaria para Chicago, onde Walt estudou até os 16 anos, conciliando o colegial com cursos noturnos relacionados a artes. Antes de largar o colégio com o intuito de servir o exército, o jovem havia tornado-se o cartunista do jornalzinho da instituição onde estudava. Daí em diante, recusando-se trabalhar para a empresa que o pai era sócio, tornou-se motorista de ambulância pela Cruz Vermelha logo após a primeira guerra, e mudou-se para Kansas para continuar sua carreira desenvolvendo ilustrações e artigos publicitários para jornais e revistas.

"SALAS TUMULTUADAS E AULAS PROLONGADAS SÃO UM TRÁGICO DESPERDÍCIO DE NOSSAS MAIORES FONTES DE INOVAÇÃO - AS CABEÇAS DE NOSSAS CRIANÇAS."

Em 1920 Walt conheceu Ubbe Iwerks, com quem abriria sua primeira empresa aos 19 anos. Diante do iminente fracasso da mesma, Disney deixou a empresa sob controle de Iwerks e conseguiu um trabalho relacionado a animação. Nesta época, decidiu tornar-se animador. Algum tempo após abrir uma nova empresa, o jovem empreendedor encontrou-se falido diante de mais um fracasso.

"TODOS OS NOSSOS SONHOS PODEM TORNAR-SE REALIDADE SE TIVERMOS A CORAGEM DE PERSEGUI-LOS."

Das ruínas, surgiram as primeiras faíscas do império que a The Walt Disney Company hoje sustenta. Walt juntou-se com seu irmão Roy e criou um estúdio de cartoons em Holywood. Ali ficaram até 1929 e neste período lançaram algumas animações rentáveis. Em 1925 Walt Disney casou-se com uma de suas funcionárias, Lillian Bounds, que havia contratado naquele mesmo ano e com quem permaneceu casado durante toda sua vida. Outro funcionário da empresa era Ubbe Iwerks, que outrora fora sócio da primeira empresa de seu chefe. Do talento artístico de Ubbe e Walt, e da inspiração de um ratinho de estimação de anos anteriores, surgiu Mickey Mouse.

"SE VOCÊ PODE SONHAR, PODE FAZÊ-LO. LEMBREM-SE QUE TUDO ISSO COMEÇOU COM UM SONHO E UM RATO."

O primeiro Mickey lançado era parte de uma animação muda, como todas as feitas por Walt Disney até então. Diante da estagnação, o empresário criou sua primeira animação com som, ainda estrelando o ratinho, que atingiria o sucesso absoluto em 1930.

Em 1940, após ter criado diversos cartoons de sucesso como Branca de Neve e os Sete Anões, Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, Bambi, Peter Pan, Pato Donald, Pluto e Pateta, Walt Disney começa a planejar seu primeiro parque de diversões, onde ele visionava seus funcionários aproveitando o tempo com os filhos. Daí em diante, torna-se real o mundo fantástico idealizado pelo empresário.

"VOCÊ PODE SONHAR, CRIAR, DESENHAR E CONSTRUIR O LUGAR MAIS MARAVILHOSO DO MUNDO. CONTUDO, PESSOAS SÃO NECESSÁRIAS PARA TRANSFORMAR SEU SONHO EM REALIDADE."

Em 1966 logo após ter completado 65 anos, Walt Disney morreu de câncer de pulmão, devido a uma rotina intensa porém discreta de fumante. Seu irmão Roy encarregou-se de dar continuidade ao império deixado pela lenda. Mais de 45 anos após a morte de seu fundador, a Walt Disney Company apresenta resultados anuais acima dos 35 bilhões de doláres.

Todos conhecemos e admiramos o trabalho de Walt Disney, e não é pra menos. Co-fundador da The Walt Disney Company, produtor, diretor, animador, filantropo e ícone mundial. Com 59 nomeações para prêmios da academia e 22 Oscars, ele detêm o recorde de ambos. Além disso, 4 Oscars honorários, 2 estrelas na calçada da fama em Holywood, diversos empreendimentos com seu nome e, para terminar humildemente, um pequeno planeta, nomeado em sua homenagem, o Disneya.

Uma ótima quinta-feira pra você, que leu até aqui ; )