desde minha adolescência eu carrego esse inocente desejo de ajustar uns parafusos dessa engrenagem que chamamos de sociedade. E por isso mesmo comecei testando algumas coisas em mim mesmo. Tipo um test drive, sabe? Eu não queria falar de nada que eu não tivesse presenciado e sentido na pele, antes. Veganismo, nomadismo, empreendedorismo, meditação, respiração, modelos mentais, banho gelado... testei muita coisa maluca e isso é importante pois me permitiu entender o que fazia sentido pra mim e viver da melhor forma possível (pro meu contexto) hoje.

e agora isso me permite, de alguma forma, compartilhar os meus erros e aprendizados com as pessoas à minha volta.

Todo mundo pensa em mudar o mundo... mas ninguém pensa em mudar a si mesmo. - Leo Tolstoy


deve ser por isso que eu sinto um prazer lá do fundo da minha alma, até este momento censurado publicamente, de ser responsável, nem que seja um pouquinho, pelo sucesso e felicidade de outras pessoas que também estão numa busca de se aprimorarem como seres humanos.

e eu sei que não estou sozinho. Todos nós temos este mesmo instinto. Culpe a feroz seleção natural de milhões de anos devorando hominídeos que não estavam afim de colaborar. Se você não vigia a caverna enquanto o parceiro dorme, ambos são devorados. E vice-versa. Por isso, todos nós estamos naturalmente pré-configurados para sentir prazer em ajudar o próximo.

esse sutil e silencioso acordo de convivência garante a sobrevivência e a dominância da nossa espécie. E nós vivemos bem com isso em nossas cidades, protegidos do perigo e confortáveis em nossas redes de conformismo social.

mas isso acaba por gerar um ciclo vicioso de segurança que nos mantêm docilmente presos dentro da nossa zona de conforto. E assim as semanas passam, as folhas do calendário seguem virando, e quando nos damos conta, pensamos estar velhos demais para tentar qualquer coisa diferente porque os anos de exploração já ficaram para trás.


é como como uma roda-gigante, sabe?

você entra, começa a rodar, uma pessoa atrás da outra, num ciclo que não tem fim.

e é difícil descer dali, bicho. Afinal, você tá lá confortável (preso) no seu assento.

é muito mais fácil andar pelo caminho asfaltado do que pegar a trilha de terra batida. É muito mais fácil reclamar da sua situação do que tomar responsabilidade pela sua vida. É muito mais fácil falar mal dos outros do que questionar os seus próprios defeitos. É muito mais fácil seguir ordens do que tomar a liderança.

mas alguns desajustados, ovelhas-negras, rebeldes ou estranhos, sei lá... não conseguem bem... se ajustar. Daí surgem as mudanças. São estas pessoas que geram movimento. Que pulam fora do ciclo vicioso. Que dão origem às revoluções. Não importa em que idade ou em que momento de suas vidas.

elas fazem acontecer. Elas mudam o rumo da humanidade. E é por isso que eu admiro muito qualquer pessoa que esteja pulando fora dessa engrenagem.

e por isso, há três anos atrás eu decidi criar uma agência para ajudar pessoas, inusitadamente chamada de person.agency. Essa empreitada significa pra mim, parte de um longo caminho de contribuições que eu quero dar para nossa sociedade. E pessoas são o início, o meio e o fim deste caminho.

eu acredito cegamente que se tivéssemos melhores referências no poder, na tevê, na radio, nas redes, em nossas casas. Tudo seria mais fácil.

porque tem muita gente foda que poderia mudar a sua vida. Sim, a sua. Mas infelizmente você não vai conhecer a grande maioria dessas pessoas.... porque elas nunca vão se mostrar pro mundo.


e o que nós podemos fazer pra mudar isso?

já sabemos que tem muita gente habilidosa em alguma disciplina específica e que deseja usar este dom, talento ou capacidade para gerar algum impacto positivo em seu entorno. Mas a maioria das pessoas sente uma dificuldade imensa de desenvolver e escalar um negócio por conta própria por não saber onde começar, por medo de se expor ou medo de quebrar a ordem natural do funcionamento da sociedade.

mas hoje eu entendo que a dificuldade é mais emocional e mental do que qualquer inabilidade física ou técnica.

eu chamo isso de Síndrome do Expert.

isso acontece principalmente quando especialistas se tornam tão bons em alguma coisa que, primeiro, acham que isso não tem muito valor porque não lhes parece complicado de fazer. E segundo, se dedicaram tanto tempo a masterizar uma arte só, que não conseguem (ou não querem) explorar outras habilidades para fazerem o que precisam fazer para o próprio negócio crescer.

eu levei 3 anos para entender isso observando o comportamento dos clientes da minha agência. Essa demanda é real e crescente porque cada vez mais pessoas estão buscando flexibilidade, autonomia e significado para o trabalho que estão executando. E não existe melhor caminho para alcançar estes três objetivos do que fazer um trabalho com as melhores habilidades que nós temos disponível em nossas mãos, neste momento.

foi então que um belo dia, enquanto eu estava passando um mês de reclusão reflexiva e criativa na costa da Croácia, me caiu a ficha que o meu antigo desejo de... fazer umas mudanças por aqui, estava diretamente relacionado à essa tendência do mercado de ter mais pessoas trabalhando por conta própria.

pessoas promovendo a mudança que querem ver no mundo... em suas próprias vidas.

isso foi há 6 meses atrás. E pelos últimos 180 dias eu tranquei as portas da persona, minha agência, para poder focar 100% em estudar, testar, observar e validar as minhas suposições em ações pontuais com clientes pilotos.

hoje, 13 de março de 2020, data que marca o aniversário de 31 anos terrestres desta pessoa que vos escreve, eu sinto que estou pronto para dar asas a essa visão. Esta nova fase da persona é o caminho que eu encontrei para impulsionar pessoas e começar a ver mais desse mundo que eu acredito ser possível: seres humanos realizando seu potencial e suas paixões sem se sentirem limitados por não saberem como se lançar no mercado. E o melhor disso, ajudando todos à sua volta no processo.

assim todo mundo ganha.


conheça o Ciclo de Influência:

estre processo e seus resultados preliminares são a minha maior conquista até agora na jornada de materializar as transformações que eu vislumbro desde a minha adolescência. É o conjunto de estudos e experimentos de toda a minha vida sintetizados para resolver as principais questões que especialistas de quaisquer mercados sofrem diariamente:

  1. qual é a sua relevância para o mercado atual?
  2. como você se posiciona para ser reconhecido no seu mercado?
  3. qual é o melhor formato de distribuição para você atrair o seu público ideal?

são 3 passos focados em ajudar experts a transformarem os seus projetos em negócios lucrativos e significativos pelo caminho de menor resistência (e maior satisfação).

esta nova metodologia já foi testada e aprovada por pessoas que são fodas em suas áreas e buscavam ainda mais reconhecimento. Já gerou resultados expressivos como uma aula online ao vivo de um escritor onde foram vendidos quase R$ 10.000 reais em cursos em apenas 15 minutos de carrinho aberto.

por isso eu estou animado para ver tudo que ainda vem pela frente.

estou abrindo as portas da minha agência novamente. E estamos 100% focados em gerar resultados para especialistas que estão trabalhando para uma sociedade melhor. E vamos fazer isso através do nosso processo. Um caminho que traz o melhor que você pode oferecer à tona e apresenta para as pessoas certas no momento oportuno. Assim todo mundo ganha. Você, seus clientes e todo mundo à nossa volta.


entenda como funciona o processo. E como você pode aplicar por conta própria.


1. RELEVÂNCIA

existe algo dentro de você que ninguém mais tem. Uma mistura específica de experiências, vontades, medos, pessoas, professores, imagens e aprendizados que determinam a sua personalidade atual e sua persona possível.

uma confluência de capacidades que lhe torna relevante pro mercado e, ao mesmo tempo, lhe traz a possibilidade de trabalhar com algo que é relevante para você. É simples assim. E essa é a beleza desse processo. Começa com algo que já é natural pra você. Então me diz o seguinte:

  • qual é a sua maior especialidade?
  • em que atividade você poderia se tornar o melhor do mundo?

pode até ser algo sutil mas que faz toda a diferença na forma como você se relaciona com o seu universo. É algo seus familiares, parceiros e amigos mais próximos podem citar sobre você sem hesitar. É o que faz você brilhar e traz brilho no seu olhar. Me conta o que é?


2. POSICIONAMENTO

como você se posiciona diante do mercado, para transmitir seus valores e se destacar por intenção, atitude e inovação? Na hora de pensar na sua marca, defina primeiro a transformação que você quer gerar, e para qual grupo específico de pessoas. Este processo chatinho de alinhamento faz toda a diferença na hora de montar a sua oferta de maneira coerente.

quando você oferece o produto certo pra pessoa certa no momento que ela precisa, você deixa de vender e passa a resolver problemas. E se você utiliza as tecnologias existentes hoje em dia para automatizar esse processo, você pode ajudar um número muito maior de pessoas num espaço muito mais curto de tempo.

seu público ideal será um grupo de consumidores que possui um problema primordial em comum e que as competências da sua área de dominância podem resolver. Foque neste nicho de mercado. Isso vai permitir aperfeiçoamento constante do seu trabalho, otimização de resultados e automatização de processos.

para definir qual é a sua turma, faça as perguntas necessárias para si e para as pessoas que representam o seu público alvo para conseguir a resposta para as seguintes questões:

  • qual é o perfil das pessoas que se relacionam com o seu mercado?
  • o que elas tem em comum? Dores e desejos? Vontades e necessidades? Rotina e hábitos?

e a partir dos dados recolhidos, é possível segmentar o seu público ideal em três camadas de acordo com o momento de cada um na jornada do consumidor. Do momento que eu chamo de consciência, onde as pessoas estão começando a perceber que precisam de alguém como você para solucionar alguma dor ou desejo. Passando pelo momento de consideração, onde seus potenciais clientes começam a se aproximar mais, consumir mais do seu conteúdo e pleitear uma aproximação profissional. Até o momento de conversão, quando a pessoa já sabe que precisa do seu serviço e esta inclinada a trabalhar com você.

após essa estruturação, você está 'posicionado' de forma coerente com seu serviço e público alvo e está pronto para começar a propagar o seu conteúdo e produtos para todas as pessoas que precisam disso.


3. DISTRIBUIÇÃO

não adianta nada você se preparar para vender se você não vai de fato pras ruas bater de porta em porta. Mas calma, não é bem assim. Nós temos a sorte de que hoje em dia as portas são virtuais e não precisamos mais nos deslocar tanto para oferecer nossos serviços e conteúdos.

contudo isso pode te passar uma falsa sensação de que as pessoas vão te encontrar por merecimento, mérito ou milagre mas a verdade é que você precisa prospectar ativamente tanto quanto (se não mais) que antigamente.

a diferença é que agora a sua marca pessoal te posiciona no mercado como uma autoridade, e isso possibilita que você possa passar de desconhecido para referência em poucos minutos na cabeça de qualquer pessoa no mundo. E o processo de venda se torna muito mais natural.

você deixa de oferecer e passa a prescrever a solução para um problema. Como um médico receitando algum remédio. As pessoas te procuram porque você sabe como solucionar algumas dores. Após uma conversa, você passa uma prescrição do que precisa ser feito para resolver aquela questão. As pessoas te pagam por isso. Todos estão felizes.

com as ferramentas disponíveis no mercado atualmente é possível desenvolver um sistema de distribuição eficaz para alcançar, capturar e segmentar o seu público ideal dentro de um ciclo de vendas sofisticado e automatizado. Isso possibilita que você não precise correr atrás de clientes como antigamente e foque no aprimoramento dos sistemas e processos do seu negócio.


ajude as pessoas certas no momento certo

o caminho percorrido pelos seus potenciais clientes, desde o momento de consciência de uma dor ou desejo, passando pela consideração por soluções até o momento de conversão para, de fato, um cliente pagante é o mesmo percurso conceitual que todos nós passamos quando queremos solucionar alguma questão.

a partir do momento que você cria um ciclo de influência que agrega valor para todos as pessoas que tem algum tipo de contato com a sua marca, você para de se vender. Você disponibiliza conhecimento, você ajuda as pessoas. E naturalmente o seu negócio cresce.

e naturalmente a sociedade evolui.


baixe o guia completo para experts em person.agency/playbook

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

eu sonho, desde muito novo, poder viver em qualquer lugar enquanto empreendo com projetos que me tragam felicidade e façam da nossa sociedade um lugar melhor para se viver.

fundei a person.a, uma agência que trabalha exclusivamente com experts, para desenvolver negócios altamente escaláveis de serviços e de conteúdo, através de um posicionamento de marca pessoal eficaz, publicidade em redes sociais e ciclos de venda automatizados.

vivo há mais de 2 anos pelo mundo, me conectando com diferentes pessoas e lugares, enquanto escrevo e ajudo empreendedores a realizarem os seus próprios sonhos e negócios.

encontre Marcos Korody no LinkedIn, Instagram, Medium e Facebook.

receba por e-mail mais conteúdos meus como esse se cadastrando aqui.