"A MENTE ENRIQUECE COM AQUILO QUE RECEBE; O CORAÇÃO, COM AQUILO QUE DÁ."

Buenas! Seguindo viagem pela França, vosso humilde escritor se deparou com uma cidade incrível chamada Besançon. Este local é rodeada pelo rio Doubs, que circunda toda a cidade oferencendo uma proteção natural à comunidade. A parte mais ao sul do território apresenta grande elevação e estas vantagens estratégicas foram percebidas desde antes de cristo, onde desde então diversos generais se aproveitaram da topografia em conflitos territorias. Eventualmente a França tomou posse e em 1678 o monarca Luís XV obteve o controle da região. Ele decidiu aprimorar ainda mais as defesas da cidade e nomeou o arquiteto militar Vauban para construir a fanatástica fortaleza Citadel. Atualmente a cidade é considerada um patrimônio histórico da UNESCO e já recebeu diversos prêmios por sua história, cultura e preservação arquitetônica e natural.

"EXISTEM DUAS COISAS EM UM EDIFÍCIO, SEU USO E SUA BELEZA. SEU USO PERTENCE AO PROPRIETÁRIO, SUA BELEZA A TODO MUNDO; ISTO ULTRAPASSA O DIREITO DA DESTRUIÇÃO."

Em 1802, nasceu em Besançon Victor Hugo, um dos mais importantes escritores franceses do século XIX. Ele é o autor dos consagrados livros Os Miseráveis e Notre-Dame de Paris, este que foi a origem de diversas adaptações pra o cinema e TV, em O Corcunda de Notre-Dame.

Victor Hugo mudou-se diversas vezes pela Europa durante sua infância, pois seu pai era um general do exército napoleônico. Recebeu sua educação principalmente entre Paris, Nápoles e Madrid. Estas viagens tiveram grande influência na formação do garoto que logo cedo começou a escrever. Aos 15 anos de idade recebeu, da Academia Francesa, seu primeiro prêmio por um de seus poemas.

"CHEGA SEMPRE A HORA EM QUE NÃO BASTA APENAS PROTESTAR: APÓS A FILOSOFIA, A AÇÃO É INDISPENSÁVEL."

O escritor conquistou o mundo e a própria vida. Foi escritor, desenhista, dramaturgo e político. Aos 26 já tinha uma situação financeira confortável e tornaria-se um dos mais bem pagos da época. Dizia que um homem devia aproveitar de suas conquistas materiais mas  também ser responsável por seu poder. Foi um grande personagem do movimento do romantismo e escreveu sobre o amor, filosofia, religião, desigualdades sociais e política. Morreu em 1885 em Paris e deixou uma enorme influência literária na França e no mundo. Victor Hugo é lembrado com orgulho em diversos cantos da pequena cidade de Besançon.

"EU CONDENO A ESCRAVATURA, EU CAÇO A MISÉRIA, EU APONTO A IGNORÂNCIA, EU TRATO A DOENÇA, EU CLAREIO A NOITE, EU ODEIO O ÓDIO..."
"A SUPREMA FELICIDADE DA VIDA É TER A CONVICÇÃO DE QUE SOMOS AMADOS."

Por hoje é só caros leitores.