Buenos días! A pílula número 3 vem direto da inspiradora cidade de Barcelona.

A Espanha é uma charmosa bagunça organizada e Barcelona adiciona uma pitada de romantismo a esta receita. É fácil para nós brasileiros nos identificarmos com esta instigante combinação. Cantos e paredes esculpidas no tempo da minha tetravó respiram arte contemporânea, escutam músicas regionais e acomodam lojas hipsters. A vibração constante dos milhares de turistas perambulando pela ruelas do Bairro Gótico e largas vias como a Ramblas dão liga aos ingredientes.  As atemporais e visionárias estruturas de Gaudí ou Mies van der Rohe são como as cerejas deste bolo. A cidade é um prato cheio para qualquer um em busca de inspiração.

Qualquer caderninho de viagem que se valha consta os melhores restaurantes visitados e o nosso tem várias páginas dedicadas a algo que consideramos de extrema importância: comer bem! O paladar é um dos sentidos mais trabalhados em Barcelona. Os restaurantes típicos costumam servir tapas dos mais variados tipos, tamanhos e misturas, além é claro, da famosa paella. Uma boa alimentação por aqui provou-se uma tarefa fácil, barata e prazerosa.

O restaurante Teresa Carles foi uma das mais apreciadas descobertas culinárias da Espanha. Localizado numa pequena rua próxima ao bairro Gótico de Barcelona, o aconchegante e despretencioso ambiente é palco de experiências que te fazem salivar só de lembrar. Todos os pratos são vegetarianos e muitos são livres de glúten e lactose. A variedade de pratos é impressionante e muitos carregam influências de culinárias vegetarianas de outras culturas. Todos, rigorosamente todos, são um momento de puro prazer – a apresentação, os aromas, as texturas e gostos...sim! nós não resistimos e comemos ali mais de uma, duas, três vezes!

“NÓS QUEREMOS FAZER NOSSA PARTE PARA AJUDAR AS PESSOAS A COMEREM MELHOR”
Teresa Carles com Thom Yorke

A chef e restaurateur Teresa Carles nasceu em uma humilde fazenda em Lleida, uma pequena vila espanhola conhecida por prover ingredientes culinários de ótima qualidade. Milharais, vegetais, árvores de azeitona – ela foi inspirada logo cedo por todos os elementos das platanções de sua família. Entrou de cabeça no mundo da comida vegetariana após conhecer Ramon Barri, que se tornaria seu marido. Com ele, abriu um pequeno restaurante vegatariano em Lleida,  o Paradis of Lleida, após diversos estudos e experiências pela Europa e Estados Unidos. Muito trabalho e dedicação resultaram no sucesso deste restaurante, que foi seguido pelo Baobab em Zaragoza em 2006 e finalmente o Teresa Carles em 2011, em Barcelona.

“COMA MELHOR, SEJA FELIZ, VIVA MAIS.”

Uma história inspiradora e uma parada obrigatória para quem aprecia uma alimentação rica e saudável.

Bom apetite e até a próxima semana.