Bom dia quinta-feira!

Qualquer dia é dia, daquilo que vai mudar sua vida, acontecer. Talvez seja hoje e você não vai nem perceber. Para o esquisito menino Salvador, foi em 1921, quando tinha apenas 16 anos, ao ver sua mãe partir em consequência de um câncer de mama. O garoto espanhol se alarmou com a ideia de que ela seria esquecida. Neste dia, decidiu que ele mesmo, nunca seria esquecido.

AOS 6 QUERIA SER COZINHEIRO, AOS 7 NAPOLEÃO
E NESTA CONSTANTE, CRESCEU MINHA AMBIÇÃO


Dalí era diferente. Excêntrico provavelmente desde que saiu da barriga de sua mãe. Seu pai era severo com as excentricidades de seu filho, mas, junto a Felipa, mãe de Dalí, teve um papel essencial no apoio ao enorme talento do jovem prodígio. Para incentivar os sofisticados desenhos que Dalí já produzia ainda muito jovem, seus pais construíram um estúdio para o garoto. Em 1916, matricularam Salvador com seus doze anos de idade, numa escola de artes em sua cidade natal, Figueres, na Espanha.

NÃO SE PREOCUPE COM A PERFEIÇÃO, VOCÊ NUNCA IRÁ CONSEGUÍ-LA

Na escola, Salvador Dalí não se destacava por suas artes. Ele passava a maior parte do tempo pasmando em classe, e só se diferenciava realmente por ser um moleque cabeludo e de vestimentas estranhas. Era rebelde como muitos, mas precoce, como poucos. Quando tinha treze anos, seu pai organizou uma amostra dentro de sua casa, dos desenhos feitos à carvão pelo garoto. Ah, que bonitinho, diriam as titias. No ano seguinte o pequeno nem sabia, mas estava se preparando para se tornar um gigante, e realizou sua primeira exposição oficial no Teatro Municipal de sua cidade.

QUEM NÃO IMITA NADA NÃO PRODUZ NADA

Ele não era excêntrico só na aparência. O artista era também um encrenqueiro. Em 1922 se matriculou para estudar artes na Academia de San Fernando, em Madrid. Após um ano foi expulso por criticar a qualidade de seus professores e fomentar tal discórdia entre os alunos. No mesmo ano foi preso brevemente por estar supostamente envolvido em políticas separatistas. Eventualmente conseguiu voltar para a Academia, mas antes de concluir, foi expulso novamente por alegar que ninguém de lá tinha capacidade suficiente para examiná-lo.

I DON’T DO DRUGS. I AM DRUGS.


O talento de Dalí já estava mais que comprovado após o seu período escolar. Mas ele não ficou parado. Pouco tempo depois de ser expulso da Academia, começou a fazer várias viagens pra Paris onde conheceu diversos pintores e intelectuais como Pablo Picasso. Durante este tempo encontrou-se também com os pintores Joan Miró e Rene Magritte, bem como o poeta Paul Eluard. Foi esse povo que o introduziu ao surrealismo. Pouco depois ele estava experimentando também o Impressionismo, Futurismo e Cubismo.

INTELIGÊNCIA SEM AMBIÇÃO É UM PÁSSARO SEM ASAS.

Numa dessas visitas a Paris, conheceu sua musa Gala, que na época era mulher de Paul Eluard, mas que depois casou-se com Dalí com quem teve um longo casamento que durou mais de 50 anos. Foi um relacionamento intenso, e produtivo. Viviam uma vida extravagante. Gala inspirava Dalí bem como o guiava, fazendo o papel de business manager. Aceitava as relações extra-conjugais do marido e se sentia confortável por ser a parceira principal. Os dois mantinham um relacionamento aberto e orgias em sua casa não eram incomuns.

NÃO SE PREOCUPE EM SER MODERNO. NÃO TEM COMO VOCÊ FUGIR DISSO.

Salvador Dalí trabalhava e produzia muito. Tornou-se uma celebridade tanto pelo reconhecimento por suas pinturas, bem como por outros trabalhos significativos na área de design gráfico, arquitetura, moda, fotografia, artes plásticas, literatura, cinema, etc. Participava de inúmeros programas e comerciais, como o do Chupa Chups, na mesma época em que ele desenhou o famoso logo da marca, que é sucesso mundial até os dias de hoje com o mesmo símbolo.

Tanto talento e excentricidade que não cabe nesse post.