O esportista profissional tem provavelmente uma das profissões mais bacanas que um indivíduo pode ter. Você vive uma vida saudável, viaja o mundo praticando e competindo, fica com o corpo sarado, passa o dia fazendo o que gosta e ainda ganha por isso. E os exemplos vêm a tona. Senna, Jordan, Pelé, Woods, Phelps, Bolt etc... e aí os céticos dizem: - ah, mas o treinamento é duro, a carreira passageira, a fama breve, e quando se aposentam ficam perdidos sem saber o que fazer.

– Pode ser...pode ser. Mas essas coisas não se aplicam a Kelly Slater.

O treinamento é forte, em praias paradisíacas. A carreira é passageira, e já o levou pra mais de 15 países pra treinar e competir nas ondas locais. Sobre a aposentadoria...bom, Kelly ganhou seu primeiro título mundial aos 20 anos de idade(isso foi um recorde no surf!), seu último título mundial foi com 39(isso também foi um recorde!), e neste ano de 2013, venceu um campeonato de Pro surfers aos 41 anos de idade(sim, outro recorde...) e a aposentadoria...bom deixa pra lá.

“ADORARIA VIVER ATÉ OS 120 ANOS DE IDADE E AINDA SER MUITO SAÚDAVEL.”

O menino de olhos claros e feições aprazíveis já nasceu na praia, em Cocoa Beach, Flórida, em 1972. Robert Kelly Slater chegou ao mundo como o recheio, entre seus dois irmãos Sean e Stephen. As ondas, os pais discutindo, brigando, se divorciando, o pai alcoólatra, nada atrapalhou seus estudos - era um dos melhores alunos e curtia fazer contas. Era nerd mas não sofria bullying, pelo contrário, já era paparicado pelas menininhas e ganhou seu primeiro campeonato da vida por ser o mais bonitinho da classe.

E assim continuou fazendo sucesso. Aproveitou os dotes inatos e os resultados corporais de seu treinamento extensivo na água para brilhar como um personagem vai-e-volta da série por-todos-nós-assistida Baywatch(da loira e do moreno correndo de maiô vermelho),  além de participações em vários filmes. Foi modelo da Versace, criou uma banda de surfistas renomados e pegou a estrada, ficou com as menininhas(entre elas a loira do maiô vermelho, e uma top model aí chamada Gisele)...mas é isso, chega de California Dreaming, vamos voltar ao que interessa.

“JÁ ME SENTI CASADO COM O SURF, E TUDO QUE ELE ME OFERECE.”

Após o primeiro título mundial em 1992, Kelly parecia uma metralhadora. Foram inúmeros prêmios e recordes. 11 títulos mundiais sendo que cinco destes foram em sequência;  mais de 100 vitórias; o primeiro surfista a receber 1 milhão de doláres em prêmio, e por aí em diante. Slater virou um ícone. Tem lojas com seu nome, games, estátuas, ruas, produtos, pranchas, etc, etc.

Mas não é só do esporte que vive uma lenda. O surfista tem uma filha chamada Taylor, namora Kalani Miller há um bom tempo, e é ativista, orador e aficionado pela preservação dos oceanos, e da vida humana. Para resumir tudo, já escreveu dois livros autobiográficos, mas me parece que ele vai ter que acabar escrevendo o terceiro...

“O SURF É O MAIS NATURAL QUE UM ESPORTE PODE SER, É QUANDO VOCÊ SE TORNA UM SÓ COM A NATUREZA.”

Até a próxima surf  brothers e caros leitores!