“O VERDADEIRO DESIGN É AQUELE QUE MOSTRA SUAS ORIGENS E FOCA NA SUA CULTURA.”

Repararam na roupagem da Bienal durante os desfiles da São Paulo Fashion Week? Piaçava nas pilastras, papelão dourado nas luminárias, e mandacaru(cacto comum do nordeste brasileiro) espalhado pelos lounges. Este trabalho foi realizado pelos Irmãos Campana, que receberam o convite para realizar a cenografia do evento há mais de ano. Mas...você sabe quem são eles? Ou só ouviu falar?

Humberto e Fernando Campana. Humberto nasceu em 1953, Fernando 8 anos depois. Humberto formou-se em Direito na USP, Fernando em Arquitetura na Belas Artes. Em 1998 ambos foram professores do curso de Design Industrial da FAAP em São Paulo, e nos dois anos seguintes foram professores no MUBE(Museu Brasileiro de Escultura).

"A NECESSIDADE É A MÃE DA CRIATIVIDADE."

Tá, legal, mas o que eles tem de especial?

Reconhecimento internacional através de um design regional. São considerados o expoente do design brasileiro e levam nossa cultura através de um design-arte para vários cantos do mundo. São uns dos únicos brasileiros a terem peças expostas no MoMA em Nova Iorque. Inúmeros prêmios nacionais e internacionais por seus trabalhos.

"OS MATERIAIS VÃO DITAR O QUE VAI SER FORMA E O QUE VAI SER FUNÇÃO."

Os irmãos chegaram longe focando na simplicidade de seus trabalhos, conceitos e materiais. Nesta mesma linha foi pensada toda a cenografia do São Paulo Fashion Week. Segundo os irmãos, a grandiosidade do pavilhão da Bienal pedia um material completamente sustentável para compor a maior parte do cenário, e por isso escolheram a fibra da palmeira de piaçava, espécie nativa do Brasil. No final, perceberam que as pilastras pareciam árvores gigantes a sustentar o prédio projetado por Niemeyer.

"O DESIGN É EXPANSIVO COMO A ÁGUA; ENTRA EM UNIVERSOS DIFERENTES E RETORNA COM O CONHECIMENTO DE OUTRAS DISCIPLINAS."


E pensar que eles tiveram que sair do Brasil para serem reconhecidos, e só depois voltaram e receberam a atenção merecida. Artistas expondo a cultura brasileira de forma positiva ao mundo, tem quer ser valorizados.


Até a próxima semana!