BUENAS! HABEMUS PAPAM!

A fumaça branca se dissipando sobre a Capela Sistina do Vaticano proveniente da queima dos votos do Conclave, anunciou ontem, dia 13.03.2013, a eleição do 266º papa. Vamos entender um pouco mais sobre os envolvidos nesta transição?


BENTO XVI

Bento XVI estremeceu o mundo ao anunciar sua renúnica do posto mais alto da instituição religiosa mais poderosa do planeta. No dia 28 de fevereiro, o então papa tornou-se um papa emérito(papa que abdica do cargo), e voltou a ser apenas Joseph Alois Ratzinger. Ele se junta a uma lista de outros 6 papas que desistiram do posto, quase 6 séculos após a última abdicação, dentre os 2000 anos de história da Igreja Católica. Alemão de 85 anos de idade, fluente em pelo menos 6 idiomas, 8 doutorados, mais de 600 títulos publicados, conhecido por ser detentor de uma vasta cultura e profundo conhecedor dos mais variados temas, Joseph teve diversos motivos morais para deixar o comando da Igreja, e por tê-lo feito, tornou-se um símbolo revolucionário de coragem e honestidade.

"SEM ORIENTAÇÃO À VERDADE, TODA CULTURA SE DESFAZ, DECAI NO RELATIVISMO E SE PERDE NO EFÊMERO."


Nasceu no sábado santo de 1927, último dia da semana santa, e foi batizado no dia seguinte durante a páscoa. Acrescente ao quadro um pai de religiosidade ferrenha, que o criou com mais dois irmãos durante a ascensão de Hitler na alemanha, e o resultado é  Joseph Ratzinger. Enquanto garoto, mudou-se de cidade diversas vezes com sua família, que fugia da crescente presença do regime nacional-socialista. Foi incorporado forçadamente ao exército alemão durante a segunda guerra mundial, quando tinha apenas 16 anos. No meio tempo foi dispensado e realocado, desertou e foi preso após a rendição alemã, até ser finalmente libertado. Pouco tempo depois entrou num seminário católico com o irmão, e iniciou sua vida religiosa.

"O SEGREDO PARA TER UM CORAÇÃO COMPREENSIVO É EDIFICAR UM CORAÇÃO CAPAZ DE ESCUTAR."

FRANCISCO

Francisco, e só. O primeiro papa a se autodenominar Francisco. O Conclave elegeu Jorge Mario Bergoglio, o primeiro jesuíta e primeiro sul-americano a ocupar o posto mais alto da igreja católica. Para a alegria dos brasileiros enraízados na cultura futebolística, Jorge nasceu em Buenos Aires. O argentino de 76 anos tem graduação e mestrado em química. É conhecido por sua luta pela justiça social. Seu semblante calmo e humilde é, segundo os especialistas, sinais de que esse será um período de descentralização do poder do papa. É hora de mudanças, de botar a casa toda em ordem e por fim aos males que vem afetando a imagem e popularidade da igreja católica. Será que o hermano vai dar conta?

"QUE NÃO NOS ACOSTUMEMOS, PAI, A ESTA CIDADE QUE NÃO CHORA, EM QUE TUDO SE AJEITA E TUDO SE ACOMODA."

Obrigado, fiéis leitores! Até a próxima semana : P