uma ferramenta de marketing é um componente central na estratatégia de crescimento de qualquer negócio que tenha como foco a venda de produtos, serviços ou conhecimento. São estas plataformas que vão possibilitar a organização e execução de todo plano de distribuição do seu conteúdo. Com a máquina apropriada, você pode ter uma lista de todos os seus potenciais consumidores, maneiras de segmentar a sua lista, enviar campanhas e e-mails individuais, enviar série automatizada de e-mails para nutrir o interesse dos seus seguidores, sistematizar processos repetitivos, formulários customizáveis para captação de informações, páginas digitais e funis de vendas para atrair seus consumidores, calendário de agendamento para reuniões de vendas, relatórios detalhados e outras possibilidades. Estamos falando (utilizando os termos originais em inglês que estamos acostumados a ouvir) de ferramentas com funções de CRM (customer relationship management), e-mail marketing, marketing automation, landing pages, funnel builders e analytics.

vamos entender qual plataforma é a mais indicada para o seu tipo de negócio.

como você está lendo esse artigo, grandes chances de você já ter ouvido falar sobre um monte de ferramentas diferentes mas não tenha ideia qual seja a diferença entre elas. Talvez você até já tenha testado algumas e, não satisfeito, esteja procurando alternativas. Ou talvez, recentemente você tenha compreendido a necessidade de estruturar suas investidas em marketing e esteja buscando o melhor produto para resolver as suas necessidades. Indempendentemente do seu momento agora, existe uma ferramenta de marketing ideal para você.

e este artigo foi escrito para trazer clareza à esta questão importante no seu negócio.

você não vai ler um comparativo raso de funcionalidades com nomes difíceis que nem sempre fazem sentido para você. Não escrevi isso para atrair cliques e ganhar comissão com as vendas dos produtos (apesar de que sim, algumas destas plataformas oferecem compensações para o indicador e para você, o indicado). Escrevi este artigo para ajudar você a escolher a ferramenta mais indicada para o seu negócio neste momento.

compilei o comparativo mais pragmático possível das melhores ferramentas disponíveis, para usar para o meu próprio negócio.

todas as informações listadas aqui são fruto de pequisa e testes práticos extensivos, que eu realizei por conta própria para me equipar dos produtos mais intuitivos e eficazes do mercado, para ajudar a impulsionar o meu negócio e dos meus clientes. Enteder somente o que é melhor para mim, nestes caso, não fazia sentido, pois a person.agency é uma consultoria focada em ajudar especialistas a impulsionar os seus negócios. Eu preciso compreender, continuamente, todas as alternativas possíveis, para poder então sugerir o melhor caminho para meus clientes.

e depois de tanto tempo fazendo isso, percebi que tinha um arsenal de ferramentas ao meu dispor, com todas as informações de quando e como utilizar cada uma delas. Penso que esta é uma análise importante, e sinto que quanto mais pessoas terem acesso à estas informações, melhor será para todo o ecosistema de empreendedores. Por isso estou disponibilizando minhas conclusões sem nenhum custo para você. Quem me acompanha sabe, que meu interesse em ajudar as pessoas a desenvolverem os seus negócios é genuíno. Algo que fiz e sempre vou fazer, recebendo ou não por isso.

sem mais delongas, revelemos então os concorrentes:

para sistematizar todas as minhas rotinas de marketing, pesquisei e experimentei mais de 10 ferramentas existentes no mercado. Destas, 5 se destacaram e, enquanto qualquer uma destas vai suprir a maioria das suas necessidades, extiste uma que vai se encaixar melhor no seu perfil de comportamento e de negócio. Antes de qualquer coisa, eis os concorrentes, na minha ordem de preferência, emocional e prática:

  1. HubSpot
  2. ConvertKit
  3. MailerLite
  4. ActiveCampaign
  5. MailChimp

veja a análise detalhada e individual de cada ferramenta:

HubSpot

se você já desenvovle os seus projeto há um tempo ou se interessa por conteúdos relacionados à marketing e vendas, provavelmente você já leu algum artigo do HubSpot na internet. A grande sacada desta empresa, é que eles se alimentam do próprio mercado que servem. Toda a estratégia de marketing & vendas é focada na produção e propagação de conteúdo para captação de clientes potenciais - processo conhecido como inbound marketing. O HubSpot recebe mais de 27 milhões de visitas por mês e gera anualmente 375.6 milhões de doláres através de sua estratégia de conteúdo. Isso significa que eles entendem uma coisa ou outra de prospecção de clientes através de conteúdo e utilizam este conhecimento para estruturação da plataforma. O resultado é uma ferramenta extremamente eficaz, intuitiva... e cara.

os pontos fortes:

  • oferece tudo que você pode precisar para alavancar o seu jogo no marketing: gestão de clientes, listas e segmentos. Conversações por um chat bot ou facebook messenger. Email marketing com templates, formulários e automação. Landing pages com templates e análise de comportamento dos seus clientes potenciais. Gestão de anúncios e posts em redes sociais. Gestão de tarefas, oportunidades de vendas, documentos, reuniões e playbooks. Mecanismo completo de serviço ao consumidor com chamados e atendimento, automação de processos e sequência de emails. Análises profundas e relatórios detalhados dos seus clientes e campanhas. E apesar de ter tudo isso, ainda é uma ferramenta relativamente simples de usar.
  • o melhor CRM que já usei. Com capacidade não só de organizar seus contatos em listas, mas também de acompanhar e analisar o comportamento dos seus clientes potenciais. Basta instalar um código no seu site e pronto. A partir do momento que uma pessoa preencher um formulário para entrar em contato ou baixar algum conteúdo seu, você vai saber quem é, quais páginas visitou no seu site, quais formulários preencheu, quais anúncios interagiu com, propensão de compra, produtos comprados e muito mais. E tudo isso fica registrado e disponível para você enviar campanhas de forma segmentada.
  • o CRM é gratuito. É a base de todas as outras ferramentas da plataforma. Isso é estratégia da empresa para retenção de novos clientes. Mas nem por isso a ferramenta é limitada - você pode utilizar por quanto tempo quiser - só não vai ter acesso a algumas funcionalidades mais avançadas.
  • você não precisa de nenhuma ferramenta os conhecimento técnico para conectar o seu site existente à plataforma. Basta inserir um código no layout do seu site.
  • eles estão oferecendo um pacote novo (Starter Growth Suite) que une as principais partes da ferramenta, num pacote a partir de $113 doláres mensais (com 1k pessoas na sua lista).
  • você pode contratar módulos da ferramenta de forma separada para reduzir custos e ter somente o que precisa. São 4 módulos principais (HubSpot CRM, Marketing Hub Professional, Sales Hub Professional, Service Hub Professional).

os pontos fracos:

  • nos planos gratuitos todos os pontos de contato com o seu cliente vão mostrar a marca do HubSpot de forma sutil (email, formulário, calendário de agendamento)
  • limite de 2k emails por mês no plano gratuito.
  • no plano gratuito não é possível embed o seu calendário de agendamento de reuniões no seu site.
  • no plano gratuito não é possível criar sequência de emails automatizados. Somente um email automatizado de retorno a algum formulário enviado pelo seu site.
  • plano gratuito não é possível criar landing pages.
  • extremamente caro. Depois do Starter Growth, o próximo pacote (Professional Growth Suite) custo inicial de $1.275 dólares mensais (com 1k pessoas na sua lista).

dica avançada:

inserindo o código de rastreamento no seu site, você elimina até a necessidade de embed ou conectar um formulário no seu site, pois a captura e envio de informações dos seus formulários acontece automaticamente e fica registrado na plataforma. Para que todas as infos sejam captadas, é necessário renomear o parâmetro "name" dos campos do formulário no seu site com os padrões utilizados pelo HubSpot, como firstname e lastname, ou criar campos personalizados no seu HubSpot que espelhem os campos do seu website. Este mecanismo de captura pelo código é tão avançada que identifica que você é você, independentemente se você usar 15 emails diferentes. Isso ajuda na organização dos seu contatos e evitar envio de conteúdos repetidos para a mesma pessoa. Esta é a única plataforma desta lista com tais capacidades. Outra vantagem é que você não precisa customizar o formulário separadamente para alinhar ao design do seu site, nem utilizar uma ferramenta de conexão como o Zapier que adicionaria custos extras.

pra quem é?

o HubSpot é ideal para pessoas que tem a pretensão de investir bastante energia nas suas rotinas de marketing e querem o melhor que há no mercado. Também é providencial ter ou prever um retorno financeiro significativo de suas empreitadas (que justifique o investimento na ferramenta). O HubSpot é para as pessoas e empresas que querem uma só plataforma para acomodar todas as suas necessidades de distribuição de produtos e conteúdo.

ConvertKit

plataforma criada e financiada por Nathan Berry em 2013, um webdesigner e escritor que documentou de forma transparente toda a jornada de criação do seu software. Ele estava cansado das ferramentas existentes para propagação do seu conteúdo e por isso decidiu criar o ConvertKit. Com um processo meticuloso e mão na massa ele absorveu todas as dores de criadores e blogueiros para criar a melhor ferramenta possível para estruturar o marketing de profissionais como ele.

os pontos fortes:

  • tudo (e nada além do necessário) para pessoas que vendem serviços e conteúdo impulsionarem os seus negócios. Listas, tags e segmentações para seus leitores. Automações visuais para sistematizar todo o seu processo de distribuição de conteúdo. Formulários e landing pages customizáveis. Sequências de e-mails para onboarding de consumidores, material de cursos e divulgação de produtos. Envio de emails individuais e campanhas para sua lista.
  • interface focada e intuitiva.
  • envios ilimitados em quaisquer planos.
  • interface toda baseada em Automações Visuais. Você pode construir um mapa de toda a jornada de contato com o seus seguidores e leitores, de maneira visual, clara e intuitiva. Isso permite mais foco no conteúdo e menos tempo na estruturação das suas campanhas.
  • Mecanismo inteligente e simples de segmentação através de tags. Eficaz mas não tão poderoso quanto o do HubSpot.
  • formulários inteligentes de saída, que aparecem no momento que o seu consumidor está deixando o seu site. Importante para aumentar sua lista.
  • formulários bem desenhados com templates de pimeira classe
  • mecanismo inteligente de confirmação de e-mail com download de algum conteúdo de valor, tudo na mesma ação, chamado de "incentive email".
  • sistema simples de teste A/B para o Assunto do seu e-mail.

os pontos fracos:

  • existe um novo plano gratuito que permite você utilizar a ferramenta por quanto tempo quiser sem pagar nada. Inicialmente você só tem acesso para construir formulários e landing pages para o seu site. Você pode acessar as outras funcionalidades ao indicar um amigo. Para cada nova indicação, você pode ter 100 novos inscritos. Ou você pode liberar todas as funcionalidades com o plano inicial pago que custa $29 doláres mensais, até 1k pessoas na sua lista. Pode ser um custo alto para alguns produtores de conteúdo que estão començando.
  • só permite analisar o comportamento dos leitores nos e-mails e também nas landing pages construídas dentro do software. Não possui capacidade de rastrear comportamento no seu website.
  • não possui capacidade para desenhar e-mails de marketing bonitinhos, pois a interface é focada em usabilidade e conteúdo. É feito para escrever emails que chegam a caixa de email dos destinatário e criam conexão através de palavras, não de gráficos coloridos. Uma decisão contra-intuitiva vindo de um fundador webdesigner, mas que mostra o seu comprometimento por qualidade e eficácia acima de beleza.

dica avançada:

o sistema de Automações é complementado pelo de Rules, onde é possível criar regras únicas para diversos comportamentos dos seus consumidores, nas suas campanhas ou em aplicativos integrados com a plataforma. Desta forma, você pode segmentar sua lista de acordo com o comportamento dos seus consumidores, de forma automática, como adicionar uma tag ou enviar um email de boas vindas de acordo com o formulário que foi preenchido.

pra quem é?

escritores, blogueiros e especialistas que vendem produtos (e-commerce), serviços e conhecimento. É a ferramenta mais intuitiva e eficaz que eu testei nestes últimos anos. Servirá bem quem quer rodar todo seu negócio de conteúdo nesta ferramenta, mas principalmente para quem está começando com e-mail marketing mas já tem um negócio rodando e pode investir alguns doláres na ferramenta.

MailerLite

uma empresa jovem de coração, mas crescendo agressivamente como negócio. A revista SaaS magazine indicou a empreitada como o 5o negócio de SaaS (software as a service) com crescimento mais acelerado no mundo. Uma equipe de 55 funcionários e um escritório principal na Lituânia, mas metade do time trabalha remotamente, espalhados por 22 locais diferentes como Estados Unidos, França, Alemanha, Tailândia, México e Bali. Eles tem hoje cerca de 800 mil contas registradas no MailerLite.

esta ferramenta é bem semelhante ao ConvertKit em termos de funcionalidade, mas um pouco mais simples na interface e usabilidade.

os pontos fortes:

  • a ferramenta mais simples e focada desta lista. Possui um painel principal para visualização de uma série de estatísticas principais sobre as suas campanhas. Painel de campanhas únicas. Painel de inscritos com possibilidade de divisão por Grupos, Segmentos e cosutomização de campos. Um painel para desnvolvimento de Landing Pages com templates bem estruturados. E finalmente um painel de Automações, onde você pode criar toda a automatização da sua estratégia, incluindo sequência de e-mails e segmentação a partir de comportamentos.
  • possui tradução para português nos pontos de contato com seus clientes.
  • testes A/B (para testar diferentes formatos de email) nativo à plataforma.
  • auto-resend, para reenviar e-mails que não foram abertos, com um título diferente.
  • a ferramenta completa mais acessíveis do mercado. (gratuito até 1k contatos e 12k emails por mês. Próximo plano tem envios ilimitados, acesso a todas as ferramentas e custo de apenas $10 doláres)
  • mesmo no plano gratuito, a marca do MailerLite não aparece em nenhum ponto de contato com o seu consumidor.
  • você pode criar listas para diferentes projetos, se você tem mais de uma empreitada rodando ao mesmo tempo mas com assuntos completamente diferentes.
  • formulários inteligentes de saída, que aparecem no momento que o seu consumidor está deixando o seu site. Importante para aumentar sua lista.
  • click maps para você visualizar como seus consumidores estão interagindo com o seu e-mail.

os pontos fracos:

  • só é possível analisar o comportamento dos seus contatos dentro das campanhas enviadas pelo MailerLite.
  • o sistema de segmentação não é tão eficaz quanto os outros softwares desta lista.
  • interface às vezes mais simples do que eu julgo ideal para passar uma boa impressão. Isso afeta usabilidade e confiança. Este sentimento é alimentado pela lentidão apresentada pela plataforma durante a transição entre algumas funcionalidades.

dica avançada:

envie mensagens automáticas de boas-vindas através das Automações. Você também pode segmentar suas mensagens automáticas de boas-vindas, especificando um valor determinado para um campo personalizado da sua lista, no formulário utilizado para captação.

o MailerLite tem uma lista dedicada (clean up inactive) para você apagar inscritos que não estão interagindo com suas campanhas há mais de 6 meses. Esta é uma boa maneira para evitar ser marcado como spam por quem não quer mais acompanhar o seu conteúdo e manter uma boa reputação no seu domínio de e-mail.

pra quem é:

ideal para quem está apenas iniciando com e-mail marketing ou com o seu projeto. O preço de entrada gratuito e baixa curva de aprendizado se tornam atrativos para quem está dando os primeiros passos.

ActiveCampaign

uma ferramenta completa com mais de 80 mil usuários ativos e um dos melhores atendimentos ao consmidor que eu já vi. Quando estava utilizando e testando, tinha uma pessoa totalmente dedicada a realizar o meu onboarding, para me dar as boas-vindas e me ajudar com dúvidas. Chegou ao ponto de, no dia seguinte ao cadastro, quando abri a página do programa para criar uma campanha, no minuto seguinte recebi uma ligação do José, perguntando se eu precisava de alguma ajuda com a ferramenta. Isso me mostra que estão utilizando a própria ferramenta para fornecer um serviço personalizado para seus clientes. E que seus processos de automação funcionam. E talvez que estejam um pouco obcecados demais com um atendimento perfeito.

os pontos fortes:

  • ferramenta completa de e-mail marketing, com funcionalidades semelhantes ao HubSpot (com exceção de um calendário de reuniões e landing pages): CRM, Campanhas, Automações, Pipeline de Vendas, Chat Online para o seu site, segmentação por comportamento e relatórios detalhados.
  • assim como o HubSpot, o ActiveCampaign possui um código de rastreamento para inserir no seu site e coletar dados de comportamento dos seus visitantes após eles terem se identificado através de algum formulário. Este código não capta automaticamente os envios dos formulários como o do HubSpot.
  • envios ilimitados desde o plano inicial
  • Predictive Sending - um sistema que usa machine learning para enviar e-mails automaticamente nos horários mais propensos a leitura de cada consumidor de acordo com seus comporatmentos.
  • split testing para comparar dois tipos de email diferentes e medir engajamento.
  • formulários poderosos, que podem servir de gatilho para várias ações, com configuração simples e intuitiva.

os pontos fracos:

  • plano inicial permite apenas 500 contatos na sua lista
  • plano inicial é pago e começa em $15 doláres por mês
  • no plano inicial todos os pontos de contato com os seus consumidores terá a marca do Active Campaign (emails e formulários)
  • layout dos formulários é simples e requer um pouco de trabalho para ficarem com visual agradável.
  • painel é relativamente simples de navegar, mas provavelmente o mais complexo desta lista até agora (com exceção do MailChimp que vamos ver em seguida).

dica avançada:

instale o Site Tracking para poder acompanhar o comportamento dos seus consumidores e segmentá-los. Utilizar estas informações para se comunicar assertivamente com os seus consumidores através do Chat Online fornecido pela plataforma, que também permite você categorizar ainda mais profundamente, de forma automática de acordo com as respostas fornecidas.

pra quem é:

produtores de conteúdo experientes que querem utilizar ao máximo sua ferramenta de marketing e explorar segmentações de forma extensiva. O ActiveCampaign é uma ótima alternativa para pessoas que querem o poder do HubSpot, por um custo significativamente menor.

MailChimp

o MailChimp já está no mercado desde 2001. São referência na área, ajudaram a definir diversos padrões de funcionamento para este tipo de software. É provavelmente a primeira opção que vem à cabeça quando pensamos em email marketing - então porquê é o último desta lista? O pioneirismo deles permitiu que se tornassem uma das empresas mais conceituadas da internet, mas também amarrou alguns enraízou alguns conceitos de usabiliade que não são mais tão amigos do usuário assim. Outro fator é que recentemente, decidiram se tornar uma plataforma que fornece todas as necessidades para o marketing online (e até com algumas campanhas offline), e no processo, restringiram o uso de algumas ferramentas nos planos iniciais aglomeraram um monte de ferramentas juntas sem uma reestruturação na jornada de usabilidade do usuário.

os pontos fortes:

  • com o novo posicionamento, o Mailchimp busca oferecer todas as funcionalidades necessárias para você rodar o seu negócio. CRM, segmentações, envio de campanhas por comportamento, templates bem desenhados, campanhas individuais e em sequência, landing pages, novo construtor de sites, gestão de anúncios e posts em redes sociais, automações e relatórios.
  • segmentação por comportamento dentro do seu website, que pode ser rastreado com um código de fácil configuração.
  • a ferramenta completa mais acessível do mercado.
  • plano inicial gratuito permite até 2k contatos ou 10k email enviados por mês.

os pontos fracos:

  • CRM simples.
  • novas mudanças estruturais da plataforma permitem apenas 1 Audiência no plano inicial.
  • se o mesmo contato aparecer em duas Audiências, vai contar como dois usuários na cota da sua lista. É a única ferramenta com este abordagem.
  • interface desorganizada que leva o usuário a usar mais tempo e energia do que deveria para entender todas as partes interconectadas.
  • não possui um painel intuitivo de automações e de sequências.
  • plano inicial leva marca da empresa em todos os pontos de contato (email, formulários).
  • porcentagem de entregas bem sucedidas é ligeiramente menor quando comparado com as outras ferramentas desta lista.

dica avançada:

você pode enviar um e-mail automático de forma segmentada (sem utilizar o Zapier) com Grupos & Embed Forms. No formulário embed, você pode dar a opção de escolha para o usuário ou esconder um checked checkbox input (relacionado aos Grupos criados previamente) no embed form. Em seguida crie uma Automação baseada em Event API, com o trigger "when subscriber is added to a group". E dali, envie seu email automático de boas-vindas ou uma sequência de e-mails de onboarding.

você também pode utilizar o form nativo do seu website, trocando a Action do seu form para a Action do embed form do mailchimp, e adicionando um campo do tipo checkbox, marcado e escondido, no seu formulário, com o Name igual ao Name do embed check box input (dos Grupos) do mailchimp.

pra quem é:

uma ferramenta extremamente poderosa e atrativa para quem está começando, por conter a maioria das funcionalidades necessárias para automação de marketing. Contudo, pode rapidamente se tornar um malabarismo desnecessário para conectar todas as partes.

escolha a melhor para o seu momento.

  • se você está só começando com o seu projeto e com marketing de conteúdo, e quer algo simples e sem custos iniciais, vá de MailerLite que vai suprir todas as suas necessidades.
  • se você está começando o seu projeto e não planeja enviar tantos emails por mês, já tem experiência com marketing de conteúdo, quer algo completo mais gratuito e já tem o seu site em algum outro lugar, vá de HubSpot.
  • se você está começando o seu projeto, precisa de um website ou landing page, já tem experiência com marketing de conteúdo, quer algo completo e gratuito, vá de Mailchimp.
  • se você já tem um projeto em andamento que vende produtos em ecommerce, serviços ou conteúdo, já está faturando um retorno estável, e quer uma ferramenta que ajude você a focar na sua mensagem vá de ConvertKit. Custo inicial de $29 dólares por mês.
  • se você já tem um projeto em andamento, já tem um website em algum outro lugar, já está faturando um retorno estável, precisa de uma ferramenta completa que lhe permita acompanhar o seu consumidor em todas as fases da jornada de compra, vá de ActiveCampaign. Custo inicial de $15 dólares por mês.
  • se você já tem um projeto em andamento, já está faturando alto, precisa de uma ferramenta completa e de boa usabilidade, que lhe permita acompanhar o seu consumidor em todas as fases da jornada de compra com insights e segmentações intrincadas, vá de HubSpot. Custo do pacote de planos pagos inicias começa en $113 dólares por mês.

outras possbilidades e necessidades?

você pode utilizar o GetResponse se você está buscando uma ferramenta que oferece a maioria das funcionalidades citadas acima, e ainda precise de um construtor de funis de vendas dedicado, com sua nova e impressionante ferramenta de AutoFunnels. A interface deste software pode ser confusa.

vá de ClickFunnels se sua idéia é pegar pesado nos funis, pois esta ferramenta é a mais indicada para construção de funis que vendem de forma efetiva. A ferramenta de Auto Webinário tem o poder de gerar retorno financeiro pra você enquanto você dorme. Interface bem crua mas que realizar o trabalho bem. Este software tem um custo elevado, principalmente se você adiciona um CRM e programa de afiliados.

se você quer todas as ferramentas acima, mais uma área dedicada a criação e gestão de cursos online, mais uma área para membros, mais um site de assinatura para seus consumidores, vá de Kajabi, provavelmente a ferramenta mais poderosa e ainda assim bem organizada desta lista. E também uma das mais caras.

vá de BuilderAll se você quer tudo isso e não tem tanto dinheiro para investir. Software iniciado por um empreendedor brasileiro.

agora vá lá e teste.

e depois me conta se funcionou para você. Qualquer dúvida deixa um comentário pra gente conversar sobre este assunto.