O Lollapalooza tá chegando, e quem vai, com certeza está louco para assistir o Pearl Jam!

Eu estou louco porque não vou poder ir, mas posso compartilhar um pouco com vocês sobre um dos maiores responsáveis pelo tremendo sucesso da banda. Eddie Vedder!

Anos 90, cenário californiano. Edward Louis Severson III já tem mais que seus vinte e poucos anos, largou a escola e trabalha meio período num posto de gasolina. Ele curte mesmo é surfar e tocar sua guitarra, mas nem isso parece acertar. Pulou de banda em banda, de onda em onda, de nota em nota, mas seu caminho era incerto, mesmo sendo sobrinho do grande Neil Young. Nas suas andanças, conheceu Jack Irons, ex baterista do Red Hot Chilli Peppers e, grande coisa, jogava basquete com ele de vez em quando.

Jack via potencial no garoto, e lhe mostrou uma fita demo de uma banda que procurava um vocalista. Era um dia bonito, Eddie ouviu as três melodias e se jogou no mar. Enquanto as ondas rolavam, as letras começaram a fluir. Voltou, gravou e enviou as canções para a tal banda. Mais tarde, estas se tornariam Alive, Once e Footsteps, sucessos do Pearl Jam.

“VEJO A MÚSICA COMO A MAIS EXPRESSIVA FORMA DE ARTE”

Eddie Vedder nasceu em Illinois, EUA, em 23 de dezembro de 1964. Seus pais se separaram quando ele tinha apenas 1 ano de idade. Se mudou para a Califórnia com a família e o padrasto durante os anos 70, e foi quando começou a surfar e tocar a guitarra que ganhara de sua mãe quando tinha 12 anos.

“QUANDO TINHA MEUS 15, 16 ANOS, ME SENTIA MUITO SOZINHO. MAS EU TINHA A MÚSICA.”

Sua mãe se separou de seu padrasto e voltou pra Illinois, mas Eddie ficou na Califórnia com o homem que ele até então acreditava ser seu pai biológico. Pouco tempo depois descobriu a verdade, mas seu pai verdadeiro, que lhe havia sido apresentado anteriormente como um amigo da família, havia morrido recentemente de esclerose múltipla.

Vedder estava ainda no colegial durante estas reviravoltas em sua vida. Foi morar sozinho e pagava suas contas trabalhando no período noturno numa farmacia. Pouco tempo depois largou a escola, pela pressão de ter que pagar as contas e estudar. Foi nessa época mudou seu nome para Eddie Vedder, adotando o sobrenome de solteiro de sua mãe.

“GONNA RISE UP, FIND MY DIRECTIONS MAGNETICALLY”

Passou os anos 80 trabalhando como garçom e pulando de banda em banda. Os anos 90 trouxeram o início de sua ascensão ao posto de cantor e compositor de uma das bandas de rock mais influentes de todos os tempos. O Pearl Jam foi fundado em 1990 e os membros aceitaram Eddie Vedder como vocalista pouco tempo depois. De lá pra cá foram 9 álbuns e muitas indicações e prêmios, principalmente por seu primeiro álbum solo de 2007, tema do filme Into the Wild que convenhamos, é fantástico. Vale a pena ouvir de novo:

Aproveitem o Lollapalooza galera! Tantos talentos como Eddie reunidos de uma só vez, é pra se esbaldar mesmo!

Até a semana que vem! : P