Boa quinta galera! Mais que uma inspiração, hoje é dia de reflexão. Não vamos falar sobre a vida, mas mostrar um dos legados de um autor que, pra entender, é preciso ler as suas obras. Como não me atreveria a tentar desvendá-lo em um só post, segue um breve resumo sobre David Foster Wallace.

"TODOS SÃO IDÊNTICOS EM SUA CRENÇA SECRETA DE QUE BEM LÁ NO FUNDO ELES SÃO DIFERENTES DE TODOS"

Em fevereiro de 1962 nasceu David Foster Wallace. Ambos os pais eram professores e o menino, que apesar de ter se tornado um premiado jogador juvenil de tênis, acabou por seguir a mesma carreira acadêmica. Formou-se com dupla graduação em língua Inglesa e Filosofia, com foco em lógica modal e matemática. Completou mestrado em artes com a publicação de seu primeiro livro, “A vassoura do Sistema”. Aos 28, começou a dar aulas de literatura em Boston, no mesmo ano que deu início ao seu segundo romance, “Infinte Jest”. Mais tarde este livro seria citado pela revista Time entre os 100 melhores livros da língua inglesa entre os anos de 1923 e 2005. Em dezembro de 2008 Wallace comete suícidio se enforcando, resultado de duas décadas de luta contra a depressão.

"AS REALIDADES MAIS ÓBVIAS, UBÍQUAS E IMPORTANTES EM GERAL SÃO AS MAIS DIFÍCEIS DE VER E DISCUTIR."

Em seus livros David não economiza na ironia descarada, nas gírias, neologismos e abreviações. Além de seus dois romances publicados, o escritor deixou “The Pale King” inacabado e mais uma séria de contos e textos não ficcionais. Sua profunda sensibilidade perante os pormenores da vida podem ser percebidos no discurso de graduação que David deu em 2005 na Kenyon College.

"APRENDER A PENSAR NA VERDADE SIGNIFICA APRENDER A EXERCER ALGUM CONTROLE SOBRE COMO E O QUE VOCÊ PENSA. SIGNIFICA ESTAR CONSCIENTE E ATENTO O SUFICIENTE PARA ESCOLHER AO QUE VOCÊ PRESTA ATENÇÃO E PARA ESCOLHER COMO VOCÊ CONSTRÓI SIGNIFICADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA."

Acesse o video abaixo, e veja uma compilação gráfica dos melhores momentos do discurso.

https://drive.google.com/file/d/186Nqw39YXTcOqkkG7MO276BowEK4qpQp/view?usp=sharing

Não é a toa que David foi considerado um dos escritores mais influentes das últimas décadas. Até a próxima semana caros leitores!