de acordo com pesquisa realizada pela Staples, em média, o ser humano adulto lê cerca de 300 palavras por minuto.

isso significa que para ler 90 mil palavras, que equivalem mais ou menos a 300 páginas de um livro comum, nós precisamos de cerca de 300 minutos.

sim, apenas 5 horas.

professores de universidades já fizeram tanto isso que costumam ler duas vezes mais rápido que o resto da galera. Já o campeão de leitura dinâmica, mais de 10x mais rápido! (ele leria nosso livro comum em menos de 30 minutinhos, com retenção maior que a da maioria)

mas para nós, mortais, que não conseguimos (ou não queremos) fazer leitura acelerada, podemos ler numa cadência prazerosa e mergulhar em universos fantásticos como do livro O Alquimista, de Paulo Coelho, em confortáveis 2 horas.

ou ler a saga inteira de Jogos Vorazes em 17 horas.

(ps para interessados: a autora tá lançando um prequel dessa trilogia!  ;)

mas o que importa realmente é isso: não leva muito tempo para nos educarmos seja lá em qual for o mercado ou para viajarmos seja lá pra qual mundo longínquo escolhermos, sem sair do nosso sofá.

e essa é a magia de bons livros.

eu era um leitor ávido na minha adolescência. Devorava os mais diferentes tipos de livros em poucos dias. Na faculdade achavam que eu era mais inteligente do que realmente sou, simplesmente porque eu estava sempre citando algum livro que tinha lido.

um deles foi o romance Quando Nietzsche Chorou. Lindo. Não lembro dos detalhes, mas lembro de como eu me senti.

mas algo aconteceu nos últimos anos e eu parei de ler. Acho que durante alguns anos não terminei nem 1 livro sequer. Eu sabia que estava perdendo grandes chances por causa desse descaso. Livros são o conhecimento, experiências e anos de testes, acertos e erros do autor/autora, mastigados em poucas páginas pra fácil compreensão. É uma das melhores formas de aprender e se aprofundar sobre qualquer assunto.

quem me conhece de perto sabe que existem alguns livros que não canso de citar como são transformadores e o quanto mudaram a minha vida. Seja de ficção ou não. Daqueles que você pega e vara madrugadas devorando as palavras no passo do campeão de leitura dinâmica sem conseguir fechar o livro. E quando tá chegando no final, começa a ler mais devagar pra não acabar tão rápido.

um desses foi o Como Fazer Amigos e Influenciar as Pessoas, de Dale Carnegie.

esse livro mudou a minha vida quando eu ainda estava terminando a faculdade. Na época estava trabalhando com vendas diretas para uma empresa e me sugeriram esse livro. Não se engane pelo título. É uma pérola! O autor abriu os meus olhos para a arte de se relacionar com as pessoas com intenção e significado. E como isso é bom pra você e pra todo mundo. Muitos comportamentos que tenho hoje, que as pessoas identificam como "muito Marcos isso", e que abriram várias portas para o meu sucesso foram absorvidos desse livro. Quase 10 ano depois e ainda lembro de algumas das histórias que o autor conta como se eu mesmo tivesse vivido elas.

então, se a gente leva poucas horas para ler um livro de substância, significa que teoricamente poderíamos ler um livro por dia, né?

mas por algum motivo, para muitas pessoas, livros carregam um certo estigma. Eles podem ser assustadores. Um compromisso muito grande na nossa era que contamos caracteres ao invés de palavras, e uma falha muito pública se você por acaso não conseguir terminar.

mas como vimos pela matemática no começo desse texto. Não é um investimento tão grande de tempo assim... e os ganhos são imensuráveis.

e seguindo na série de ótimos livros com nomes não tão fiéis, essa semana me deparei com um livro chamado The Ultimate Sales Machine, que estava na minha lista de leitura há pelo menos 5 anos. E como o tema é extremamente aplicável à minha agência, decidi pesquisar mais e acabei encontrando o audiobook dele.

para alguém que estava empacado com a leitura há anos... devorar esse livro em poucos dias foi uma surpresa pra mim.

é um dos melhores livros que já li, sem dúvidas (e tido por muita gente foda como um dos melhores livros de negócios já escritos) mas não foi por isso que acabei ele num piscar de olhos.

a facilidade de poder ouvir o livro em momentos de transição da minha rotina, seja cozinhando, pendurando a roupa ou numa pausa pro chá, fez toda a diferença. Pra alguém que passa horas em frente ao computador como eu, poder absorver informação enquanto olho pro mar ou passo um tempo com meus gatos, faz toda a diferença.

e acho que esse formato é ainda mais poderoso que um podcast ou semelhantes. A beleza de ouvir um livro, me parece, é ter todo esse conteúdo mastigado, sequencial e organizado em formato de aúdio. Principalmente quando o narrador consegue trazer ainda mais emoção para as palavras, como foi o caso desse livro de negócios que eu "ouli" essa semana, escrito por Chet Holmes.

por isso decidi que a partir de agora vou ler pelo menos 1 livro por semana. Nunca fui capaz de fazer isso, então me ajudem a manter essa promessa. Vou mandando insights bacanas dessas leituras pelo meu canal de e-mail.

ps. você pode encontrar o audiobook da maioria desses livros que mandei (só clicar em Audible ;)

me conta qual o livro que mudou a sua vida?


encontre-me também no LinkedIn, Instagram, Medium e Facebook


receba por e-mail mais conteúdos meus como esse se cadastrando aqui.


eu sonho, desde muito novo, poder viver em qualquer lugar enquanto empreendo com projetos que me tragam felicidade e façam da nossa sociedade um lugar melhor para se viver.

fundei a person.a, uma agência que trabalha exclusivamente com experts, para desenvolver negócios altamente escaláveis de serviços e de conteúdo, através de um posicionamento de marca pessoal eficaz, publicidade em redes sociais e ciclos de venda automatizados.

vivo há mais de 2 anos pelo mundo, me conectando com diferentes pessoas e lugares, enquanto escrevo e ajudo empreendedores a realizarem os seus próprios sonhos e negócios.