Buenas! Estamos prontos para a aventura desta quinta-feira!


1982, Reino Unido. O pequeno Bear, assim apelidado por sua irmã mais velha que achava que ele parecia um ursinho, tinha apenas oito anos de idade quando ganhou do seu pai uma foto da montanha mais alta do planeta. Ali foi plantada a semente da aventura extrema no pequeno garoto sonhador.

"CERTA NOITE APRENDI UMA LIÇÃO VALIOSA: ESCUTE SUA SUTIL VOZ INTERNA. INTUIÇÃO É O RUÍDO DA MENTE."

Edward Michael Grylls, mais conhecido como Bear Grylls tornou-se escoteiro aos oito e, durante sua adolescência, aprendeu a escalar, velejar e conquistou a faixa preta no judô. Ao terminar o colégio, considerou entrar para o exército Indiano, e embarcou numa expedição de alguns meses pelas montanhas de Sikkim, no Himalaya.

"A DIFERENÇA ENTRE O ORDINÁRIO E O EXTRAORDINÁRIO É NORMALMENTE SÓ ESSA SIMPLES E PEQUENA PALAVRA, EXTRA."

Ao voltar de sua expedição, Bear decidiu entrar para o exército territorial britâncio. Ali ficou até 1996 quando, aos 22 anos de idade, sofreu um grave acidente de paraquedas. O tecido se partiu e Grylls acertou o chão de costas, em alta velocidade. Três vértebras foram parcialmente quebradas e ele ficou por um triz de ficar paralisado pelo resto da vida. Os 12 meses seguintes foram de reabilitação constante enquanto o jovem aventureiro sonhava com o dia em que estaria bem novamente para realizar seu sonho de criança, escalar o Monte Everest.

"VOCÊ NÃO PODE SE TORNAR UM UM BOM CAVALEIRO SEM CAIR, E LEVANTAR, UM BOM NÚMERO DE VEZES."

Em 1998, Bear Grylls alcançou seu sonho ao chegar no topo da montanha daquela foto que ficava presa na parede de seu quarto. Tornou-se o mais jovem alpinista britânico a completar o Everest, até aquela data, com apenas 23 anos de idade. Isso tudo, apenas 18 meses depois de quebrar as costas e quase ficar paralítico. A expedição demorou cerca de quatro meses, incluíndo um episódio onde Grylls escapou novamente da morte por um triz, quando caiu numa cratera gigantesca de gelo e ficou inconsciente, preso somente pela corda, presa em sua equipe que o puxou para segurança.

"SE VOCÊ NÃO ARRISCA NADA, NÃO GANHA NADA"

Desde então, Bear completou diversas aventuras e quebrou dezenas de recordes. Primeiro a contornar o Reino Unido num Jet Ski em 30 dias; primeiro a atravessar o Oceano Ártico no Atlântico Norte num barco inflável rígido; primeiro a sobrevoar as florestas da cachoeira Angel Falls na Venezuela, a mais alta do mundo, de paramotor; primeiro a sobrevoar o monte Everest com um parajet paramotor, entre muitas outras. Bear escreveu livros sobre suas experiências desafiando os limites, e apareceu em diversas entrevistas na tv e em comerciais de produtos. Em 2006 o Discovery Channel ficou curioso e o contratou.

Foram sete temporadas a frente do vitorioso programa À Prova de Tudo (Man  vs. Wild ou Born Survivor), onde o aventureiro mostra técnicas de sobrevivência na natureza selvagem de diversos locais inóspitos do planeta. Em março de 2012 a emissora terminou o contrato por disputas contratuais.

"AH, E AS CICATRIZES, OSSOS QUEBRADOS E MEMBROS DOLORIDOS? OS CONSIDERO LEMBRETES SUTIS DE QUE A VIDA É PRECIOSA."

Apesar da vida repleta de emoções e perigos, Bear é casado, tem dois filhos e é um homem apaixonado por sua família. Eles vivem num barco, em Londres.
Obrigado leitores e leitoras! Agora é hora de levantar da poltrona e encontrar a sua aventura!