Poucas cidades no mundo gritam tanto o nome de alguém como Barcelona exclama o nome de Gaudí. Suas obras estão por todos os lados e também sob os pés – sim, o desenho das calçadas da capital da Catalunha também são do artista. A Sagrada Família, A Pedreira, Casa Batlló e outras obras que desafiam a engenharia e impressionam por suas formas orgâncias foram construídas entre o final do século XIX e início do século XX pelo arquiteto catalão.

Antoni Gaudí nasceu em 1852 em Reus, região da Catalunha. Desde cedo apresentava uma saúde debilitada o que ajudou a gerar uma personalidade reservada e observadora.Tais problemas também influenciaram o garoto a adotar o vegetarianismo de forma tão radical que por vezes serviu apenas para piorar seu estado de saúde. No entanto, vivia num entorno privilegiado, o que incitou uma grande paixão de Gaudi pela natureza e religião – duas das maiores influências em seus trabalhos artísticos e arquitetônicos.

Na época de Antoni Gaudi, Barcelona passava por uma efervescência cultural que permitiu a evolução da personalidade ímpar do artista. A cidade portuária já era um dos grandes pólos industriais da espanha e a ascendente burguesia fomentava e consumia cultura e arte fervorosamente. A busca generalizada pela identidade catalã serviu como uma catalisador para o sucesso de Gaudí. O resultado é como se fosse a retribuição do artista - uma cidade que mais parece uma galeria de arte a céu aberto.

Até breve caros leitores!