trabalho remoto pode ser o céu a ser alcançado para muita gente... mas como muita gente também está percebendo durante essa quarentena, também pode se tornar o inferno a ser evitado.

falta de motivação diária, de estrutura pra trabalhar, de alguém pra jogar conversa fora ou alguém que te entende (sobre sua profissão) pra te apoiar com o calor humano. Eu sei, ferramentas convencionais, digitais ou não, não são a solução definitiva para nada disso... mas acredite, as ferramentas que vou te trazer aqui podem te dar uma mãozinha todos os dias para conseguir realizar o seu trabalho sem se perder e manter uma conexão mais próxima possível com seus colegas.

e é isso que a gente quer. Ninguém quer trabalhar sozinho num objetivo intangível.

lutei com esses monstros por muitos anos e ainda há alguns debaixo da cama. Mas como trabalho remotamente nos meus projetos há cerca de 10 anos, eu acho que tenho alguns macetes para passar adiante.

esse post é sobre as ferramentas digitais, materiais e mentais que fazem o trabalho com clientes e parceiros possível, prazeroso e efetivo, todos os dias... independentemente se estou num lugar barulhento, se tenho ou não uma mesa como uma cadeira ou se eu decidi trabalhar de pijama naquele dia.

ah, no final também vou dar a dica de uma ferramenta bônus que literalmente mexeu com meu cérebro.

então bora lá:

FERRAMENTAS MENTAIS

parece besteira perguntar... mas você acha que já passou tempo o suficiente estudando a sua própria massa cinzenta para entender seu funcionamento e ter mais domínio sobre suas capacidades? Nosso cérebro é a nossa principal ferramenta em qualquer situação. É dali que vem os planos, os comandos, a execução e os bloqueios.

longe de querer explicar todas as químicas que acontecem lá na nossa caixola porque eu não sou nenhum neurocientista, mas posso listar por experiência própria as ferramentas mais poderosas que, década após década, se tornaram as mais eficazes no meu dia a dia. Aquelas que fazem eu acordar com disposição e excitação (quase) todos os dias e permitem que eu realize (quase) todas as tarefas que precisam ser feitas.

  • o motivador
  • os rituais
  • o foco
  • os limites

sabe aquelas frases de efeito de religiões longínquas que dizem que a motivação está dentro de você? Tudo besteira. Não a frase, mas como elas fazem você se sentir.

você vai passar a vida inteira buscando a "motivação" dentro de você e não vai encontrar sabe porque? Porque ela não existe. Não dessa forma. Motivação não é uma mistura química de sentimentos que você produz que faz você levantar cedo da cama, tomar um banho gelado e aniquilar todas as suas tarefas sem uma gota de café. Não. Você não é um monge. Motivação é o produto resultante de uma só coisa: de um desejo, de uma dor, ou de uma necessidade que você tem bem aí no fundo.

pense a respeito. Porque você faz o que você faz? Porque você trabalha com o que trabalha? Porque você fala o que fala? Pergunte porquê de três a 5 vezes e você sempre vai chegar na raíz, que é uma questão que você quer resolver, conquistar ou superar. Acredite, nós somos mamíferos simples de agradar.

e o mais importante nisso? Aceitar quais são os seus motivadores mais profundos. Tudo bem se você tá querendo agradar ou impressionar o atual ou futuro(a) parceir@. Tudo bem se você só quer parecer mais bonitx. Tudo bem se você só quer fazer parte de alguma coisa maior do que você. Tudo bem se você só quer ganhar dinheiro para ter uma vida confortável. Sério, tudo bem. São dessas coisas mundanas que as motivações surgem na vida real. E depois podem se transformar em "propósitos maiores"... seja lá o que significa isso.

no momento que você aceita e abraça seus motivadores reais, você passa a ser mais gentil e verdadeiro consigo, a história que você se conta se torna mais coerente, e os bloqueios para você fazer as coisas difíceis que precisam ser feitas para alcançar o que você quer alcançar... vão-se embora.

e sem bloqueios, você está pronto para implementar os rituais e hábitos diários necessários para realizar o que você quer/precisa realizar.

tendo o motivador sempre em vista (sério, pendura um poster com palavras ou imagens na sua parede se for preciso), e alinhando as suas prioridades e rituais, você sem perceber vai estar no caminho do tão difícil e aclamado foco.

e em seguida, um dos mais difíceis para mim, determinar limites. Como dizer chega para algo que te faz bem, te motiva e está alinhado com suas prioridades e objetivos? Como não trabalhar 15 horas seguidas se aquilo te dá um puta tesão e traz os resultados que você busca?

me conta se você souber como.

por enquanto, o que me faz parar as loucas horas é ter também como prioridade uma saúde capaz de aguentar as mais fortes pandemias.

FERRAMENTAS MATERIAIS

sou um nômade orgulhoso de afirmar que todas as roupas que eu preciso para viver bem cabem numa mala que entra no bagageiro do avião. Minimalismo é a principal diretriz quando se diz respeito as minhas posses.  Dito isso, existem sim alguns itens que considero indispensáveis para trabalhar remotamente de forma efetiva.

  • um computador rápido
  • um celular recente
  • um fone cancela ruídos

claro, você pode realizar o que você quiser sem os itens acima e principalmente sem os adjetivos dos itens acima. Você pode pegar um computador emprestado, se virar com um celular tijolo e desenvolver um foco ninja para cancelar o ruído externo com seu super cérebro. Para todos os outros mortais, indico os itens acima de olhos fechados.

se você pode realmente otimizar seu dia e ser muito mais produtivo, acredito que os hardwares que você utiliza são essenciais para isso. Não é só o tempo que você perde esperando aquela página carregar... é o seu foco que vai pro espaço quando isso acontece (multitasking só faz você perder energia). Não são só as fotos com qualidade ruim, mas as conexões virtuais que você deixar de fazer porque seu celular tá sem sinal, sem memória, sem resolução.

e o fone... acredite, um enviado dos ceús pro seu trabalho remoto permanecer nas nuvens. Não só te permite focar e escutar somente o que você quer em ambientes barulhentos como cafés, aviões, trens, salas de grandes famílias. Mas o mais importante: passa uma mensagem para todos que estão ao seu lado prontos para te interromper: 'o que você vai dizer é realmente importante neste exato momento?'

FERRAMENTAS DIGITAIS

não vou fazer aquelas listas chatas das "melhores ferramentas digitais para produtividade"... mas vou te falar as essenciais para qualquer trabalhador remoto e as minhas preferidas em anos de testes e observação (sim, sou um baita nerd).

  • comunicação entre pessoas
  • gestão de informações e projetos
  • gestão de arquivos
  • calendário

você tá trabalhando longe dos seus colegas e parceiros logo o mais importante é você ter uma ferramenta eficaz para se comunicar. A comunicação digital é diferente da comunicação pessoal... e as diferenças precisam ser levadas em conta.

a minha ferramenta favorita é o Slack. É uma espécie de sala virtual com vários ramais (canais) diferentes para você se comunicar com as pessoas que interessam no momento que importa. Claro, e-mail e whatsapp ainda tem o seu lugar... mas qualquer trabalho remoto sério, focado e produtivo precisa de uma ferramenta de comunicação onde você consegue organizar seus temas, encontrar suas conversas e notificar somente as pessoas necessárias.

a ferramenta que vai ajudar você a fazer a gestão de tudo quanto é informação dos seus projetos, ideias, documentos, prazos, responsáveis e etc... é onde você vai passar a maior parte do seu tempo. Então é bom que seja algo simples, flexível e agradável. Por anos muitas empresas tentaram engessar esses processos mas a facilidade acabou vencendo. Os softwares que mais ganharam força nos últimos anos para esse tipo de trabalho foram os básicos que permitem que você trabalhe da forma intuitiva e focada. Veja o google docs, calendar e keep por exemplo. Com esses três você consegue fazer tudo que você quiser para fazer a gestão dos seus projetos... de forma simples e focada.

mas há alguns anos decidi trocar todos esses por apenas 1. O Notion tem uma simples estrutura de documentos. Mas esses documentos podem conter informações, tabelas, calendário de tarefas, listas, kanban, agile, gantt e tudo quanto é termo difícil que você ouviu nos últimos anos. Mas tudo começa com um simples documento com espaço pra você escrever. Zero curva de aprendizado. E conforme você avança, você vai adicionando os blocos para realizar o o que você precisa fazer e aprendendo a utilizar as estruturas mais avançadas.

no mundo das ferramentas digitais a combinação de Notion + Slack é com fosse o Bentley dos carros. Faz tudo que você precisa, com a melhor tecnologia e com muito estilo.

fora isso, tenha todos os seus arquivos na nuvem (meu favorito é o google Drive) e tenha o seu calendário (google também pra mim) de compromissos como o seu melhor amigo para te manter em dia com as suas responsabilidades.

chega por hoje, me conta o que tem na sua caixa de ferramentas?

FERRAMENTA BÔNUS

ah! a ferramenta bônus é o Brain.fm. Já ouviu falar?

com as ferramentas mentais alinhadas, as materiais estruturadas e as digitais em sincronia... experimente adicionar o Brain.fm como cereja do bolo. Ouvir esses sons no seu fone cancela rúidos literalmente te leva para outra dimensão.


eu sonho, desde muito novo, poder viver em qualquer lugar enquanto empreendo com projetos que me tragam felicidade e façam da nossa sociedade um lugar melhor para se viver.

fundei a person.a, uma agência que trabalha exclusivamente com experts, para desenvolver negócios altamente escaláveis de serviços e de conteúdo, através de um posicionamento de marca pessoal eficaz, publicidade em redes sociais e ciclos de venda automatizados.

vivo há mais de 2 anos pelo mundo, me conectando com diferentes pessoas e lugares, enquanto escrevo e ajudo empreendedores a realizarem os seus próprios sonhos e negócios.


encontre Marcos Korody no LinkedIn, Instagram, Medium e Facebook.

receba por e-mail mais conteúdos meus como esse se cadastrando aqui.